sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Festa da luz

No domingo dia 17 foi comemorado na loja São Gonçalo, a festa da luz e o início do recesso para as festividades.


Até o Papai Noel apareceu para entregar presentes  para as crianças..




As crianças esperando para receber os presentes...







E por último foram sorteado prêmios ... 





A loja São Gonçalo e todos os seus membros desejam à todos um novo ano cheio de luz, saúde e prosperidade! 

Assim seja!


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Depressão - "O Mal do Século"

Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, em 2020 a depressão será a segunda enfermidade que mais roubará tempo de vida útil da população. Ficará apenas para as doenças cardiopatas.

A depressão se caracteriza como um transtorno do humor e pode ter início em qualquer fase da vida. Na verdade, a depressão pode vir após um acontecimento traumático, geralmente um assalto, a perda de um ente querido (falecimento), o fim de um relacionamento amoroso, a perda ou mudança de emprego, de poder aquisitivo, perda da beleza, do vigor físico e sexual, perda da saúde, etc.
A chamada depressão reativa ocorre após algum acontecimento traumático. Quando aparece sem um motivo aparente, é chamada de depressão endógena.


Apesar de algumas pessoas que reprimem - sem perceber - fortemente a tristeza, mascarando os sintomas da depressão, nem sempre a doença se manifesta na forma desses sintomas  abaixo mencionados.

Os sintomas mais comuns da depressão são: 


  • ·  Alteração do apetite (diminuído ou aumentado);
  • · Insônia ou excesso de sono;
  • · Fadiga constante;
  • · Irritabilidade;
  • · Baixa auto–estima (sentimento de desvalorização);
  • · Lentidão de raciocínio, memória, atenção (incapacidade de se concentrar);
  • · Desânimo, desinteresse pela vida, desesperança, sentimento de inutilidade, sentimento de culpa;
  • · Crises de choro ou de lamentação;
  • · Ansiedade


É da natureza do ser humano sentir determinadas emoções: medo, tristeza, alegria, raiva e amor
Muitas vezes crescemos em culturas opressivas e em muitos casos, a depressão pode estar mascarada sob forma de irritabilidade e agressividade. Muitas vezes conhecemos pessoas que sentem “vergonha” de admitir que sente tristeza ou raiva, medo ou amor o que pode tender ao desenvolvimento da depressão. 



"(...)  "Alimentos para afastar a tristeza" (...) 

"Eles podem melhorar o estado de espírito""

Existem alimentos que ajudam no tratamento de combate a depressão e a ansiedade ajudando a melhorar o humor. Alguns destes alimentos  estimulam a produção e a liberação de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos ao cérebro e são responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer. 

"A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar,  proporciona ação sedativa e calmante. Já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.  A produção de serotonina é dependente da ingestão de alimentos fontes de triptofano - aminoácido precursor da serotonina - e de carboidratos. Já a dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, outro aminoácido importante na nossa alimentação."






O triptofano e os carboidratos entre outros nutrientes contribuem para manter a disposição para atividades do cotidiano; A vitamina B6, encontrada nos cereais integrais, na semente de gergelim, na banana e no atum ajuda a melhorar o humor.
De uma maneira geral, podemos dizer que para manter o alto astral é importante seguir uma dieta equilibrada, Rica em carboidratos, proteínas, alimentos fonte de triptofano e tirosina, vitaminas e minerais. 

Não podem faltar cereais integrais, leguminosas (grão de bico, ervilhas e feijões), oleaginosas, carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos magros, tofu, frutas e legumes. 

A ingestão adequada destes nutrientes nos garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor.Não existem alimentos ou nutrientes milagrosos, que alteram o nosso humor, sozinhos. Existe, sim, um conjunto de nutrientes e a opção de seguirmos um plano nutricional apropriado para favorecer o bom humor. 

Exercícios físicos auxiliam contra a depressão



Pesquisas mostram que pacientes tratados com medicamentos e exercícios têm mais sucesso na cura da depressão e menos chances de recaídas. Em longo prazo a atividade física ajuda na liberação - pelo sistema nervoso central  - de substâncias chamadas endorfinas que causam uma sensação de bem estar permanecendo por várias horas depois de encerrado o exercício. 
http://mulhersanfona.blogspot.com/2011/03/endorfina-pilula-da-felicidade.html
ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. 
A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.

Atitudes contra a Depressão:

  1. Faça coisas que te fazem bem: Rir, dançar, boas companhias, atividades culturais e artísticas. Manter o bom humor é difícil para quem está em depressão. Então procure fazer coisas que te levem a sorrir!
  2. Pare de se culpar: Nos dias de hoje somos obrigados a procurar cada vez mais  níveis altos para nossos comportamentos, atitudes e até pensamentos. Seja na vida profissional, familiar ou social - seja menos exigente consigo - procure viver dentro dos seus limites.
  3. Mostre seus sentimentos: Chore! Ria! Desabafe! Muitas vezes e sem perceber, "mascaramos" nossos sentimentos.
  4. Alimente-se bem: Alguns alimentos comprovadamente fazem bem á saúde. Incluir mais frutas e vegetais no seu prato, assim com peixes, grãos integrais são ótimas pedidas. 
  5. Durma bem: Dormir bem é outra dica de combate à depressão. Combata o desânimo com uma noite de sono entre seis e oito horas e deixe o dia para cumprir com boa disposição todas as tarefas. Mas atenção: dormir demais é exagero!
  6. Mexa-se: Não é preciso se transformar em uma maratonista da noite para o dia. Se você caminhar vigorosamente três dias por semana, durante 30 minutos por dia, não apenas se sentirá mais saudável, como também perceberá que o bom humor será constante e o estado deprê, nem pensar.
  7. Evite maus hábitos: fumar, ingerir álcool e usar drogas não são bons pra nada!
Construa bons pensamentos para sua vida.
Liberte-se da tristeza e da preocupação. 

SUA MANEIRA DE ENXERGAR AS SITUAÇÕES

 DETERMINA O QUANTO AQUELA EXPERIÊNCIA VAI 

INFLUENCIAR SUA VIDA. 

POSITIVA OU NEGATIVAMENTE!



Importante:

Procure seu médico! 

A depressão é uma doença e 

deve ser tratada pelos profissionais competentes.