Mensagens Colaborativa



Qual o significado
da palavra "AMOR" ?
         A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa.
           Pode significar afeição, compaixãomisericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc.

O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.

É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.

Características do Amor

Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor Deus, amor a vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).

Traremos aqui em nosso boletim, as diferentes características do amor!
Aguardem!


Contribuição: Soror Mª Helena La Greca





Mensagem




"Quando nascemos, ganhamos uma família biológica a qual aprendemos a amar, considerar e, principalmente respeitar. Ela é composta de pai, mãe, irmãos, etc. Nela Crescemos, passamos pela fase da adolescência e nos tornamos adultos.


Quando isso acontece, temos o privilégio de escolhermos o nosso caminho e se tivermos a felicidade de conhecer e nos tornarmos membros da Ordem Rosacruz - AMORC melhor ainda, pois acontece uma reviravolta em nossa vida. Com os fascinantes estudos e a orientação que recebemos, passamos a desejar muito mais: a vontade de conviver com outros rosacruzes. E isso faz com que busquemos afiliação à uma Loja e se torna imprescindível saber que esse ato gera não só inúmeros benefícios, como também deveres.




A convivência com pessoas de várias religiões e pensamentos não é fácil. Aparecem as discordâncias e precisamos aparar as arestas. Temos que desenvolver a tolerância, uma tolerância extrema, porém isso não quer dizer que nos tornemos covardes a ponto de suportar os mais diversos dissabores. Somos seres humanos e tolerância, também para os rosacruzes tem um limite.
precisamos lidar com as divergências sem hostilidades, ofensas, autoritarismos os quais só pioram as situações e causam mágoas nas duas partes. É aí que entra a prática das três palavras importantes: AMOR, CONSIDERAÇÃO E RESPEITO. Tendo-as no nosso pensamento, todas as dificuldades serão superadas, principalmente quando ocupamos um cargo que nos obriga a a dar ordens. 


Nesse caso é ainda mais importante, pois quem sabe mandar não manda e muito menos impõe e sim pede com carinho e respeito. Há quem negue um pedido carinhoso a um irmão? É claro que não! E com que alegria o fazemos. Até mesmo o impossível. E afinal, uma Loja Rosacruz é o nosso lar espiritual, onde é importante que reine a harmonia, a fraternidade e o amor. Somos todos irmãos escolhidos pelo coração e é assim que devemos conviver.


É hora de refletirmos nesse assunto e poros em prática as três palavras importantes. E se houver alguma mágoa em nosso coração, vamos pedir desculpas, pois o ato de nos retratarmos não é humilhante nem nos torna pequenos ou covardes. pelo contrário, é um ato de grandeza, pois só os puros de coração têm coragem de fazê-lo.
Tratemos nossos irmãos e irmãs com amor, consideração e muito, muito respeito. Assim, na nossa Loja a qual tanto amamos, reinará sempre harmonia e paz.


Colaboração da SR. 
Mª Helena P. Lagreca









Expansão da Ordem Rosacruz - 


 A.M.O.R.C.



“Não Se ascende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador para que dê Luz a todos. Pois nada está oculto senão para ser manifesto e nada se faz escondido senão para ser revelado.” Jesus Cristo


“No reinado do Faraó AAMOSES I, (1580—1557, a.C.) surgiu no Egito a Primeira Escola de Mistério (ou Escola Secreta de Sabedoria) da qual se originou a Organização da Grande Fraternidade Branca.”

“Mais tarde, o Faraó TUTMOSIS III organizou uma autêntica Ordem e Fraternidade Mística e hermética, semelhante à Ordem Rosacruz de hoje.”


“Seu filho, o Faraó AMENHITEP IV ou, AKHENATON, elaborou a verdadeira estrutura monástica que, praticamente, existe até hoje e se constituiu nos verdadeiros alicerces da AMORC. Entre aqueles Faraós iluminados e nós, decorreram mais de trinta e três séculos, através dos quais muitos Rosacruzes procuraram expandir e propagar a Luz, impedindo que o archote se apagasse, a despeito de toda  intolerância religiosa e política de várias épocas.”



A Ordem Rosacruz está presente em muitos países. A Idéia de levar a Ordem para América do Norte começou com um plano elaborado por Sir Francis Bacon no seu livro a “Nova Atlântida”, escrito quando ocupava o cargo de Imperator  da Ordem Rosacruz na Europa. Em maio de 1963 os Rosacruzes chegaram à Cidade hoje chamada de Filadélfia. 


No Brasil, a Loja Rio de Janeiro foi fundada em 1951, 
a Grande Loja (GLP) em 1956,
a Loja Niterói em 1959 e 
a Loja São Gonçalo em 1975.

“Individualmente, toda a pessoa que ingressar na Ordem se beneficiará, a um grau que varia em cada caso e a humanidade, coletivamente, será tanto mais influenciada quanto maior for o número de personalidade-alma que nutrir o ideal Rosacruz.”

“Na verdade, a finalidade primária e fundamental da Ordem Rosacruz– AMORC é despertar o interior psíquico do indivíduo; 


...é acordar suas potencialidades adormecidas; é estabelecer um estado de harmonia entre seu corpo e seu “espírito”;   


...é dar a quem deseja a chave do Domínio da Vida; é fortalecer a tal ponto a sua vontade que nenhuma paixão ou emoção o domine.


É neste ponto que a grande maioria dos estudantes falham. Mas os que persistem formam grupos de pessoas, homens e mulheres, que estarão aptos para o trabalho humanitário que é o fim específico neste mundo real e atual da Ordem Rosacruz.”

“Os estudos são sérios e são cobrados. Cada membro recebe monografias que tratam de:

·       Filosofia,

·       Cosmologia,

·      Antropologia,

·       Metafísica,

·       Física,

·       Química,

·       Psicologia,

·       História;

·       Vibroturgia;

·       Projeção psíquica;

·       Radiestesia;

·       Aura Humana;

·       Técnicas de meditação;

·       Reencarnação;

·       Carma e muito mais.

Uma hora de estudo por semana basta, se for feita com seriedade, para dar conta da tarefa. Há exercícios psíquicos, que devem ser realizados diariamente e são progressivos.

Eles visam despertar os centros psíquicos, pois, as glândulas endócrinas (pineal, pituitária tireóide, suprarrenais, timo e outros centro vitais) além de terem funções biológicas, também têm funções psíquicas, daí, a dualidade do ser.”


Glândulas

Clique para ampliar


Não há pressa. Gente apressada ou muda de comportamento em pouco tempo ou se afasta. Na Ordem Rosacruz ninguém manda ninguém ir embora. 


As portas estão permanentemente abertas a todos. 


Paz Profunda.







Jorge Carlos da Silva
Mestre
Ano R+C 3364

Ordem Rosacruz – AMORC 

e a 

Tradição Milenar


Pesquisadores citam que existe uma corrente ininterrupta que constitui o pensamento filosófico, ou Tradição Hermética que a partir da Lemúria (que desapareceu cerca de 200.000 anos antes de Cristo), cuja civilização parece suficientemente analisada por W.S. Cervé – Lamúria o Continente perdido do pacífico – AMORC, chegou até Atlântida, e, quando aquele Continente submergiu, cerca de 12.000 anos a Tradição foi levada para o Egito, para Leste e para a Terra dos Druidas, no Norte. No Egito, esta tradição foi desenvolvida (e não descoberta), por um grupo de elites que incluiu o faraó e a rainha.

Os gregos beberam dessa água. Pitágoras e os filósofos das escolas, Eleata e Jônica, representadas pelos filósofos: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Demócrito, Parmênides, Sócrates, Platão e Aristóteles, entre outros, que construíram sua filosofia a partir de um núcleo de Tradição encontrada e estudada no Egito.
Esses filósofos tinham dois tipos de alunos: os exotéricos, ou do circulo externo, aos quais ensinavam em parábolas e os esotéricos, ou do círculo interno, aos quais desvendavam todo o mistério da Tradição. Essa distinção era necessária, face ao diferente desenvolvimento psíquico e espiritual das pessoas.

Através do Pitagorismo a Tradição passou para os Essênios, que imitaram a sua postura e composturas e através deles passou para a Igreja de João Evangelista. Dentro do Cristianismo surgiu também a corrente judaico-cristã que considerava Jesus como o Messias esperado por Israel.

Os seguidores da igreja de Pedro declararam no Concílio de Trento (1545-63) que a fé cristã se baseia na Tradição e nas Escrituras. Nesse contexto Tradiçãosignifica tudo àquilo que chegou até nós através de Moisés. A Igreja procurava evitar nomear os caminhos que passavam pela Grécia e pelo Egito. 
Esquecia-se que Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios, (Atos dos Apóstolos, 7. 22) e isto significa que a tradição milenar estava sendo levada à frente por várias correntes. Os Templários, por exemplo, sabiam isto muito bem e por isso permaneciam cristãos mesmo sendo Templários, ou seja, depositários da Tradição que era substancialmente a mesma da Igreja Católica.

A Ordem Rosacruz – AMORC se insere ao longo dos séculos, exatamente nesta Tradiçãoplurimilenar”, não de forma competitiva com outras instituições, mas simplesmente afirmando e provando que ela também possui esta TRADIÇÃO.
 A diferença entre a Ordem Rosacruz e a Igreja está no fato de que a Igreja desenvolveu uma tradição por meio da fé e transformou esta fé numa postura que se tornou a base da religião, enquanto que a Ordem Rosacruz desenvolveu esta Tradição por meio do raciocínio tentando comprovar suas informações sem nenhuma postura ou religião



A Ordem Rosacruz – AMORC não doutrina, orienta!

Jorge Carlos da Silva
Mestre
Ano R+C 3364

Os conceitos emitidos neste BLOG são de responsabilidade integral dos autores e não representam, necessariamente, o ponto de vista oficial da Ordem Rosacruz – AMORC

Um comentário:

  1. Sou prof.
    D dança do ventre a 35 anos.
    Estou dias e meses ligando pra loja de São Gonçalo e Ninguém Atende.
    Tem mulheres querendo fazer dança e soube que vcs aceitava
    Me liguem ?
    992 95 0417

    ResponderExcluir